Faça a escolha certa para sua primeira experiência em enoturismo

Faça a escolha certa para sua primeira experiência em enoturismo

Se você já é um amante do vinho ou está curioso para saber mais, o enoturismo é uma ótima maneira de descobrir completamente as riquezas de nossos terroirs franceses. Cada vez mais viticultores estão abrindo suas portas para nós, oferecendo aos visitantes a chance de viver por alguns momentos no ritmo de sua nobre profissão. As possíveis atividades são muitos passeios nos campos, degustações particulares, oficinas de vinhos ... São tantas que pode ser difícil fazer uma escolha.



Selecione a região vinícola de seu gosto



Champanhe, Alsácia, Borgonha, Provença ... Enoturismo na França é particularmente famoso por suas regiões vinícolas com variedades únicas de uvas . De fato, a localização das vinhas desempenha um grande papel: sua luz do sol, sua temperatura ou latitude são elementos que contribuirão para a formação de uma uva muito particular. É então o know-how local que entra em cena e permite a comercialização de peças de renome mundial, exportadas para a América e Ásia.


Este é um critério que pode orientar seus gostos no vinho quando você o experimenta. Você pode começar com uma região cujo vinho você aprecia, não ficará desapontado. De fato, para os amantes de vinho rosé, Provence e suas castas frutadas são um destino ideal. Mas não hesite em ser aventureiro, escolhendo ao contrário uma região cujas particularidades você ignora. O enoturismo na Borgonha é essencial se você quiser descobrir os excelentes vinhos lendários desta região vinícola, por exemplo.

Siga a uva através das estações com o enoturismo



Quando você escolhe a região a visitar, deve pensar na estação que mais lhe agrada. Antes do verão, as videiras se cobrem de folhas e flores. Somente em junho as uvas aparecerão gradualmente e depois amadurecerão ao sol até que estejam prontas para a colheita. Era então a colheita, períodos muito movimentados para os viticultores, mas também cheios de vida e animação. Momentos de trabalho duro (e celebração, especialmente quando a colheita é generosa), a colheita é um dos pontos-chave no ciclo de vida do vinho. Deseja experimentar totalmente a emoção da colheita? A demanda é alta e os viticultores estão muito ocupados, por isso é crucial planejar bem a sua visita. O Winalist permite que você reserve on-line suas atividades de enoturismo para evitar surpresas desagradáveis ​​à medida que o grande dia se aproxima.



Escolha a atividade certa para suas necessidades e seu grupo



O turismo de vinho na França é praticado através de várias atividades, desde degustações a passeios de balão de ar quente nas vinhas. Alguns programas combinam visitas guiadas e degustações, ideais para explorar vinhos franceses. Mas você também pode optar por atividades mais específicas de degustação de vinhos orgânicos, descoberta de nos bastidores da profissão vitivinícola, na oficina de harmonização de vinhos e queijos… O enoturismo francês tem muitas surpresas para você

Obviamente, certas atividades, como refeições temáticas ou visitas privilegiadas, são mais adequadas para pequenos comitês, especialmente casais. Sozinho (ou quase) sozinho com o enólogo, você pode aproveitar ao máximo seu conhecimento e conselhos valiosos. O número de participantes deve, portanto, ser levado em consideração para a escolha do programa apropriado. Nossos terroirs de vinho estão cheios de riquezas e a Winalist está lá para ajudá-lo a descobri-las. Não hesite em nos contactar se precisar de mais informações para planejar sua primeira experiência em enoturismo.